Hiperidrose/ Transpiração
Um simples abraço ou aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre com a hiperidrose. Surgem, então, problemas nos relacionamentos interpessoais, prejuízos sociais e profissionais e uma forte queda na auto-estima. Para eliminar o problema e ter de volta a liberdade de se expressar com confiança, os pacientes podem contar com aplicações de toxina botulínica tipo A, um tratamento seguro e muito eficaz. Consulte um médico especialista e confira a seguir informações úteis sobre o tratamento.
Suor excessivo?
Você já se sentiu constrangido ou inibido por manchas de suor excessivo nas roupas? Suar bastante em alguma situações é normal e até saudável, mas se esse suor excessivo acontece a todo instante é sinal de hiperidrose, uma condição que afeta parte da população.
O que é hiperidrose?
O suor é uma forma que o corpo tem para controlar a temperatura do corpo, especialmente durante prática de exercícios, febre ou sob temperaturas ambientais mais elevadas. Suar é natural e saudável. Mas quando ocorre a hiperatividade das glândulas sudoríparas (glândulas que produzem o suor), temos uma condição conhecida como hiperidrose. A hiperidrose não é uma doença grave. Ninguém corre risco de vida por hiperidrose. Mas é sempre uma situação extremamente desconfortável. Hiperidrose pode causar embaraço social, transtornos de relacionamento e até psicológicos. Quem tem esse problema frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos para esconder seu problema.
Quais são as causas da hiperidrose?
A hiperidrose pode ocorrer em pessoas com doença da tiróide, doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade. Mas também pode ocorrer em pessoas saudáveis, sem outras queixas ou doenças.
Quando a hiperidrose se manifesta?
Não há idade certa para o início dos sintomas. Crianças, adolescentes e adultos podem ter sintomas por razões desconhecidas. Eventualmente, pode-se encontrar outras pessoas da mesma família com problema de hiperidrose.
Onde a hiperidrose pode se manifestar?
As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha. Mas também pode ocorrer em outras áreas. Quando a hiperidrose é grave, o excesso de suor pode escorrer espontaneamente na região afetada. Nos casos mais intensos, a pele pode ficar com fissuras (rachaduras). Quando a sudorese é nas axilas, também pode ocorrer odor desagradável.
Hiperidrose tem tratamento?
Hiperidrose não tem cura, mas tem formas de controle. Entre outras opções, a toxina botulínica tipo A surge como uma boa opção terapêutica, interrompendo a sudorese na área tratada.
Como é feito o tratamento da hiperidrose com a toxina botulínica tipo A?
A toxina botulínica tipo A, além do conhecido uso para tratamento de rugas dinâmicas para rejuvenescimento, oferece uma excelente opção para os pacientes com hiperidrose. O efeito máximo ocorre em cerca de 2 semanas e o tratamento apresenta boa eficácia, com interrupção da sudorese na área tratada. O mesmo procedimento pode ser feito para outras regiões com palmas, plantas, virilha e outras. Geralmente, utiliza-se a anestesia tópica (em creme) e/ou anestesia local(bloqueio anestésico).
Por quanto tempo a região permanece tratada?
O efeito máximo da toxina botulínica tipo A é atingido dentro de 2 semanas, podendo durar até 8 meses. A necessidade da repetição das injeções varia de acordo com cada paciente, mas há uma média de 6 meses para novas aplicações.
Todos os tratamentos Médicos possuem riscos de maus resultado , riscos estes que serão informados e explicados pelo Médico no momento da consulta