Dermatite de contato a cosméticos

Cosméticos são produtos usados sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a aparência. O aumento da busca pela beleza, especialmente pelas mulheres, levou ao aumento de produtos cosméticos segmentados, com produtos também para a pele infantil e negra. Assim, a quantidade de produtos hoje é grande, aumentando significativamente o “contato” com diferentes ativos (substâncias) nas formulações.

Dermatite de contato por irritação

As reações adversas mais sérias não são tão frequentes, mesmo com a utilização sendo algo comum hoje em dia. Reações leves, como coceira, ardor ou ressecamento, podem ocorrer em mais de 10% da população adulta. A reação adversa mais comum a cosméticos é a dermatite de contato por irritação. Produtos para a limpeza da pele, tais como sabonetes, shampoos e desodorantes são os irritantes mais importantes. As reações mais frequentes são em consequência do uso continuado e cumulativo e das propriedades irritativas da própria substância. Atópicos e idosos são mais predispostos a ter reações irritantes devidas aos cosméticos.

Dermatite de Contato Alérgica

Nesta categoria incluímos as Dermatites de Contato verdadeiras, onde existe sensibilização do indivíduo e participação ativa do sistema imunológico. Ou seja, nosso organismo começa a “combater” a substância após reconhecê-la, gerando inflamação localizada da pele. Alergia a bijuterias (Níquel, Cromatos…) é um bom exemplo.

Dermatite de contato sensorial ou subjetiva

O uso de cosméticos pode desencadear uma resposta não inflamatória aos produtos aplicados na pele. É uma reação sensorial, com ardor, queimação, coceira, mas sem alterações cutâneas visíveis. Isto é o que se pode chamar de “pele sensível”. Esta reação é conhecida por dermatite de contato sensorial ou subjetiva ou, ainda, síndrome da intolerância a cosméticos. Ela restringe à face, o indivíduo consegue utilizar o mesmo produto no resto do corpo, mas acaba tendo uma reação adversa na face.

Os principais responsáveis pelas reações

Fragrâncias: Formam um grupo de mais de 3.000 substâncias que são usadas numa ampla variedade de produtos, incluindo os chamados “sem perfume”, com o intuito de disfarçar odores indesejados de alguns componentes da formulação.

Esmalte de unhas: Entre as substâncias utilizadas nos testes de contato para identificar o agente causador das dermatites, a mais frequentemente positiva é a resina presente nos esmaltes de unhas e causa de eczemas principalmente nas pálpebras e região do pescoço, mas raramente afetando a região ao redor das unhas.

O indicado é a busca por um especialista para ser orientado sobre o melhor tratamento.

Compartilhe: Share on Facebook
Facebook