DERMATITE DE MÁSCARA
DERMATITE DE MÁSCARA
O uso continuado de máscaras está causando problemas de pele e erupções cutâneas para algumas pessoas, é o motivo mais frequente de consulta hoje.
Esses problemas podem ser:
Acne mecânica: a máscara produz um bloqueio da unidade pilossebácea que leva a uma espinha ou comedão, típico desse tipo de acne.
Dica de tratamento: use máscaras de pano finas e respiráveis, troque-as com frequência e use produtos de limpeza com ácido glicólico, como o LHA Cleansing Gel, da SkinCeuticals.
Às vezes, podemos associar um hidratante não comedogênico “oil-free”, como EFFACLAR MAT, de La Roche-Posay.
Rosácea: A umidade e o calor produzidos pelos tecidos usados para fazer máscaras podem causar vermelhidão, telangiectasias (pequenos capilares vermelhos, como fios, que se tornam visíveis) e agravar os sintomas da rosácea.
Dica de tratamento: use máscaras de algodão muito leves. Refresque o rosto várias vezes ao dia, com água fresca ou um spray do tipo “Água Termal” da Avene, que podemos transportar em nossa bolsa, e use hidratantes anti-vermelhidão, como o Sensibio AR da Bioderma.
Dermatite de contato: As máscaras podem produzir ressecamento, coceira e descamação, sintomas típicos da dermatite de contato irritativa. Nesses casos, devem ser usados produtos de limpeza muito leves, como o Creme de Limpeza Hidratante La Roche-Posay – Toleriane Soin Lavant (sem sabão), e hidratantes que ajudam a manter a barreira da pele intacta, como o Cicaplast Baume B5, de La Roche-Posay, devem ser aplicados com frequência.
Dica de tratamento: evite cremes antienvelhecimento, pois seus ativos mais poderosos favorecem a esfoliação e evitem produtos de limpeza com álcool, que queima, coça e contribui para irritação e descamação.
Em casos mais graves, a dermatite de contato pode levar a alterações pigmentares pós-inflamatórias, que se resolverão com o tempo. Um creme despigmentante suave pode ser formulado por seu dermatologista.
Dica de tratamento: a coceira pode ser aliviada com o uso de corticosteroides leves, indicados por seu dermatologista e com máscaras de tecido muito leves e respiráveis.
Atrito: O atrito contínuo pode causar feridas ou feridas no nariz ou atrás das orelhas.
Dica de tratamento: a aplicação de barreiras na pele ou protetores de silicone transparentes (disponíveis em farmácias) ajuda a reduzir o atrito e a ruptura da pele. A aplicação de cremes de barreira de vaselina ou petrolato ajuda a restaurar a barreira da pele, reduzir o atrito e evitar a perda de água.
Dermatite alérgica: Urticária ou reação alérgica pode ser causada pelo material da máscara, elásticos , tiras de metal, colas ou materiais usados para desinfetar a máscara. Também podemos encontrar erupções cutâneas com comichão causadas por alterações do úmido para o seco: o suor e a respiração causam umidade e a remoção da máscara perde rapidamente a umidade, causando irritação.
Dica de tratamento: aplique um bom hidratante para preservar a barreira da pele, por exemplo, Creme Facial La Roche-Posay – Toleriane Sensitive.
Espero que funcione para você! Até o próximo post.
Saudações!!